terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A FASE SÓLIDA


 ü  Mastigar bem os alimentos – LEMBRAR: TVT (tempo, velocidade, tamanho) -  Alimentar-se vagarosamente, com calma e tranqüilidade gastando pelo menos 40 minutos. (usar talheres pequenos)
 ü  Não ingerir líquidos junto com as refeições sólidas.
 ü  ATENÇÃO: evitar biscoitos, salgadinhos, petiscos (amendoim, castanhas, salgadinhos tipos chips®) – eles não favorecem a saciedade.

 
 ü  Se houver necessidade de aumentar no volume da ingestão: AUMENTAR NA PROTEÍNA DA ALIMENTAÇÃO (carne, frango, peixe, ovo, peito de peru, atum, etc) – o carboidrato (pães e massas) NÃO É SEU prato principal – só ingerir o carboidrato depois da proteína!!!


 ü  Fazer atividade física pelo menos 30 minutos diariamente.
 ü  Antes da atividade física: ½ misto de pão integral OU 1 fruta OU 1 barra de cereal OU 1 copo pequeno de iogurte com 2 colheres de sopa de granola OU 1 pote pequeno de salada de frutas.
 ü  Durante a atividade física: Hidratação.
 ü  Depois (30 minutos): ingerir proteína (SUPLEMENTO DE PROTEÍNA OU refeição rica em proteína, ex: barra de proteína).
 ü  Você deve comer PELO MENOS no desjejum, almoço e jantar.


 ü  Beber mais ÁGUA: 2 litros por dia – não esquecer de ter uma garrafinha de água ao seu lado. Não trocar a água por nenhum líquido. Evitar sucos de frutas e bebidas calóricas (caldos, sopas, água de coco, Gatorede®, vitaminas batidas com frutas, etc)
 ü  Não ficar mais de 3 horas sem comer!!