quarta-feira, 8 de junho de 2011

A DECISÃO... UM DIA MUITO IMPORTANTE!

Tomei a decisão! Resolvi na verdade tentar uma última alternativa (e essa tem que ser definitiva). Decidi fazer uma Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia redutora e reconstituição do transito intestinal em Y de Roux), tomei coragem, comuniquei aos meus. A notícia não foi bem aceita, não sei se não acreditam que dessa vez possa dar certo ou se realmente é por medo da cirurgia que é muito agressiva ao paciente. O fato é que não recebi incentivo e isso, por incrível que pareça, me deu ainda mais vontade de continuar e mostrar que posso sim fazer diferente.

Fui, meti as caras e fiz um plano de saúde. Estou esperando a longos e intermináveis 4 meses para que a carência do mesmo se cumpra, tudo ainda gira em torno de muitos talvez. “Talvez você consiga, talvez seu plano libere”.
Chegou o dia da minha primeira consulta. Clínica chique de médico bem conceituado em Brasília. Indicação de uma amiga que fez e está linda!
Cheguei e me senti muito mal, acho que por que eu me enxergava naquelas pessoas. Nunca havia visto tanta gente obesa ao mesmo tempo (sem querer ser rude, mas sendo realista) esperando para ser operados e pós-operados. Todo mundo com garrafinha de água (os hábitos já mudaram para alguns deles), gente jovem, gente idosa, todo mundo atrás do mesmo objetivo: ser feliz consigo e ser saudável.
Ao chegar recebi um questionário. Tenho que respondê-lo para entregar ao médico. Nele você conta todos os seus hábitos, é uma pesquisa minuciosa da sua vida.
Entrei no consultório, contei por que estava ali, relatei a minha história do post anterior a ele. O Doutor me perguntou tudo o que eu já havia respondido no questionário, mas não tive problema algum em responder novamente. Subi na balança (balança enorme, Deus me perdoe, mas parece de pesar boi) medi meu peso e minha altura, IMC=37 (o mínimo que preciso pra cirurgia). Perguntei se precisava engordar pra conseguir liberação do convênio (a que ponto cheguei) ele disse que não, até se assustou um pouco porque meu estado atual (obesidade) já me condenava, o convênio fatalmente aceitará. Hehehe.
Ele me mostrou o procedimento da cirurgia, ela é restritiva (por que restringe a entrada do alimento) e Disabsortiva (por que diminui a absorção de alguns alimentos). Pude ali fazer algumas perguntas e então ele me passou uma série de exames que devo fazer e acompanhamentos com algumas especialidades como: Psicólogo, endocrinologista, nutricionista, cardiologista, pneumologista e ainda um termo de responsabilidade, o qual devo ler e assinar para antes da cirurgia. Ufa! Fiquei assustada quando vi, mas confesso que, no final, isso acaba deixando o paciente mais tranquilo. Também terei de passar por algumas reuniões em grupo, lá vão pessoas que ainda irão fazer a cirurgia e também quem já fez (uma troca de experiência em grupo).
Saí do consultório feliz! Como disse antes, tudo ainda gira em torno de algumas incertezas, mas por enquanto essas mesmas incertezas me mantêm firme pra correr atrás e continuar tentando sempre.
Um mês depois dessa consulta. Esse dia finalmente chegou, e é hoje: 8 de junho de 2011. Ficará marcado em minha memória.  Pude, finalmente, marcar meus exames e acompanhamentos. O primeiro é dia 09/06 (endocrinologia). Conto pra vocês como tudo se deu. De agora em diante será uma luta diária em busca da realização do meu sonho: ser saudável e poder me vestir com o que tiver vontade.
Até lá.

3 comentários:

  1. Daniel Yuri Almeida8 de junho de 2011 às 21:12

    Fê, o que posso dizer? Ao ler seu sonho, veio em minha mente uma música de "Gonzaguinha".

    Ontem um menino que brincava me falou
    Hoje é a semente do amanhã
    Para não ter medo que este tempo vai passar
    Não se desespere, nem pare de sonhar
    Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
    Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
    Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
    Nós podemos tudo, nós podemos mais
    Vamos lá fazer o que será

    Tomará que essas palavras tão sucintas possam fortalecer sua decisão. Confia em Deus, pois tudo vai dar certo!!!! Beijos!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. "Conseguir resultados em sua vida é mais fácil quando tiver pessoas a apoiá-lo emocionalmente. Há uma diferença entre correr sozinho uma maratona ou correr uma com uma multidão para aplaudi-lo." ...Tudo Vai dar certo!!!

    ResponderExcluir
  3. Espero que consiga chegar no seu objetivo rezo por ti, e fico feliz por te coragem. Nunca fui muito magrinha mais já tive um corpo que pra mim era otimo, após algumas mudanças de habito comecei a engorda, durante esse processo veio a minha gravides, quando ganhei a minha filha pesava menos do que hj e isso me deixa muito triste, tentei algumas alternativas e não consegui essa semana fui ao médico ela disse que estou com problemas na tireoide e me mandou para todos as especialidades ( endocrinologista , nutricionista , cardiologista até ginicologista) já marquei todas elas :-/ não sei se fara bem para minha mente mais vamos lá.

    Observação: "Já pensei inclusive em fazer esse procedimento que vc vai fazer, só ainda não tive coragem de ir direto ao ponto"

    ResponderExcluir