quarta-feira, 8 de junho de 2011

A DECISÃO... UM DIA MUITO IMPORTANTE!

Tomei a decisão! Resolvi na verdade tentar uma última alternativa (e essa tem que ser definitiva). Decidi fazer uma Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia redutora e reconstituição do transito intestinal em Y de Roux), tomei coragem, comuniquei aos meus. A notícia não foi bem aceita, não sei se não acreditam que dessa vez possa dar certo ou se realmente é por medo da cirurgia que é muito agressiva ao paciente. O fato é que não recebi incentivo e isso, por incrível que pareça, me deu ainda mais vontade de continuar e mostrar que posso sim fazer diferente.

Fui, meti as caras e fiz um plano de saúde. Estou esperando a longos e intermináveis 4 meses para que a carência do mesmo se cumpra, tudo ainda gira em torno de muitos talvez. “Talvez você consiga, talvez seu plano libere”.
Chegou o dia da minha primeira consulta. Clínica chique de médico bem conceituado em Brasília. Indicação de uma amiga que fez e está linda!
Cheguei e me senti muito mal, acho que por que eu me enxergava naquelas pessoas. Nunca havia visto tanta gente obesa ao mesmo tempo (sem querer ser rude, mas sendo realista) esperando para ser operados e pós-operados. Todo mundo com garrafinha de água (os hábitos já mudaram para alguns deles), gente jovem, gente idosa, todo mundo atrás do mesmo objetivo: ser feliz consigo e ser saudável.
Ao chegar recebi um questionário. Tenho que respondê-lo para entregar ao médico. Nele você conta todos os seus hábitos, é uma pesquisa minuciosa da sua vida.
Entrei no consultório, contei por que estava ali, relatei a minha história do post anterior a ele. O Doutor me perguntou tudo o que eu já havia respondido no questionário, mas não tive problema algum em responder novamente. Subi na balança (balança enorme, Deus me perdoe, mas parece de pesar boi) medi meu peso e minha altura, IMC=37 (o mínimo que preciso pra cirurgia). Perguntei se precisava engordar pra conseguir liberação do convênio (a que ponto cheguei) ele disse que não, até se assustou um pouco porque meu estado atual (obesidade) já me condenava, o convênio fatalmente aceitará. Hehehe.
Ele me mostrou o procedimento da cirurgia, ela é restritiva (por que restringe a entrada do alimento) e Disabsortiva (por que diminui a absorção de alguns alimentos). Pude ali fazer algumas perguntas e então ele me passou uma série de exames que devo fazer e acompanhamentos com algumas especialidades como: Psicólogo, endocrinologista, nutricionista, cardiologista, pneumologista e ainda um termo de responsabilidade, o qual devo ler e assinar para antes da cirurgia. Ufa! Fiquei assustada quando vi, mas confesso que, no final, isso acaba deixando o paciente mais tranquilo. Também terei de passar por algumas reuniões em grupo, lá vão pessoas que ainda irão fazer a cirurgia e também quem já fez (uma troca de experiência em grupo).
Saí do consultório feliz! Como disse antes, tudo ainda gira em torno de algumas incertezas, mas por enquanto essas mesmas incertezas me mantêm firme pra correr atrás e continuar tentando sempre.
Um mês depois dessa consulta. Esse dia finalmente chegou, e é hoje: 8 de junho de 2011. Ficará marcado em minha memória.  Pude, finalmente, marcar meus exames e acompanhamentos. O primeiro é dia 09/06 (endocrinologia). Conto pra vocês como tudo se deu. De agora em diante será uma luta diária em busca da realização do meu sonho: ser saudável e poder me vestir com o que tiver vontade.
Até lá.